Quem Somos

Missão

Oferecer serviços educacionais de excelência, visando a formação de cidadãos autônomos e conscientes que possam ser empreendedores e agentes de transformação da realidade na qual estão inseridos, protagonistas da formação do conhecimento e profissionais afinados com as exigências do mundo contemporâneo.

 Histórico

O Centro de Educação Integrada do Vale do São Francisco – CEIVA, com sede em Januária, é resultado da decisão de encaminhar políticas de desenvolvimento sustentado das cidades que integram a região do Vale do São Francisco, usando para isso as vias da educação e do desenvolvimento humano. Com tal propósito, foi iniciada uma vigorosa ação com o objetivo de fundar uma instituição educacional que respondesse de forma eficiente às inúmeras questões que permeiam os atuais debates pedagógicos dentre elas: Para que serve uma escola? Como é que as pessoas realmente aprendem? Qual é o papel atribuído ao professor numa sociedade tecnológica? Como transformar informação em conhecimento? Como e por que avaliar?

Com a publicação do Decreto Presidencial de 31 de Julho de 1995, a instituição de ensino superior foi autorizada a funcionar e realizou seu primeiro Processo Seletivo para o Curso de Pedagogia, com habilitações em Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau, Administração Escolar para exercício nas escolas de 1º e 2º graus, Supervisão Escolar para exercício nas escolas de 1º e 2º graus e orientação Educacional.

O CEIVA iniciou suas atividades acadêmica em uma sede provisória localizada à R. Manuel Caetano, nº 169, no Centro de Januária. Já no ano seguinte, a instituição mudou-se para o prédio situado na Praça Tiradentes, que fora reformado e restaurado de forma a manter seu valor histórico, para atender a demanda visivelmente crescente da recém-nascida faculdade.  Em 2001 o Curso de Pedagogia foi reconhecido pela Portaria Ministerial nº 699, de 05 de abril de 2001, publicado no Diário oficial da União em 09/04/2001.

O Colégio de Aplicação CEIVA – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, foi criado em 2002 e reconhecido em 2004, para atender os Cursos de Pedagogia e posteriormente aos cursos de Normal Superior, História, Geografia e Letras.

Em 2005, foi incorporado o prédio da Rua 13 de maio, n° 394, e o Colégio Betel, também transformado em escola de aplicação para os cursos de formação de professores da IES.

O CEIVA, a FUNORTE e instituições parceiras mantêm também um amplo sistema educacional que ministra cursos que vão do ensino infantil ao ensino médio, englobando ainda programas de ensino técnico-profissionalizante também nas cidades de Montes Claros,  Janaúba, Curvelo e Pirapora.

Em Montes Claros a estrutura do complexo educacional ao qual o CEIVA está integrado conta com 8 campi, nos quais estão instalados dezenas de laboratórios de ensino, o núcleo de prática jurídica, o centro de especialidades médicas, a farmácia-escola, a clínica de fisioterapia, o spa escola, dois complexos esportivos, além do Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira, integralmente construído com os recursos da instituição. Toda essa estrutura é disponibilizada gratuitamente à população que não pode pagar pelos serviços dentro da filosofia da instituição de promover a assistência atrelada ao aprendizado.

Todos os anos o CEIVA outorga grau a dezenas de estudantes cumprindo a sua missão e contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de Januária e região.

Endereço: Praça Tiradentes, 164, Centro – Januária/MG – CEP: 39480-000
Telefones: (38) 3621-1403
(38) 8428-9123