Acadêmicos do Curso de Pedagogia da Faculdade FUNORTE de Januária, participam do I Congresso Internacional de Educação: Diversidade e Formação de Saberes, da UNIMONTES, em Montes Claros apresentando Artigos e Projetos que foram aprovados pelo Comitê Científico do Congresso.

O Artigo selecionado no Eixo Relações Étnico Raciais e Afrodescendência ,  sob o título “O processo de inclusão cultural quilombola no ambiente escolar” ,produzido pelas acadêmicas Jayne Lima Ribeiro,  Layane Araújo Mota e  Luana dos Reis Oliveira, orientado pela Professora Daiane Andrade Fonseca de Oliveira, é fruto das ações da disciplina TCC II  e aborda sobre a inclusão de estudantes quilombolas no âmbito escolar, perpassando por rica discussão referente as concepções sobre etnia, cultura e diversidade, aspectos históricos e evolutivos da escravidão, origem dos quilombos, diversidade, educação e sociedade.

Enfatiza o processo de inclusão quilombola na Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva, localizada na comunidade de Alegre – Distrito de Riacho da Cruz , município de Januária e da Escola Estadual de Pedras de Maria da Cruz, localizada no município  de Pedras de Maria da Cruz. O artigo foi apresentado pela acadêmica Luana dos Reis Oliveira e pela professora orientadora.

No Eixo Gênero e Diversidade Sexual, foi selecionado o Projeto “Diversidade sexual na escola: uma questão de igualdade e direitos humanos”, construído pelos acadêmicos Talisson Cardoso Barbosa e Walisson de Paula Alencar, o estudo discute sobre o desafio do processo de orientação no âmbito escolar sobre Gênero, Sexualidade, Identidade, Opção Sexual e Sexo Biológico, no tocante a preparação e formação do  professor para o encaminhamento e orientações aos estudantes, de forma a assegurar o direito à diversidade, ao respeito e a informação.

O projeto é oriundo das ações de TCCI, que tiveram orientações do Professor Ademar Barbosa, com o apoio da Coordenadora do Núcleo de TCC, Professora Cristiane Alves de Almeida Felipe. Sendo apresentado pelo acadêmico Walisson de Paula Alencar.

No Eixo – Pessoas com Deficiências e Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD`s), foi selecionado o Projeto de TCCI, “Autismo: entre limites e possibilidades”, das acadêmicas Lorrany dos Reis Oliveira, Maria Aparecida Souza Reis e Maria Joaquina Pereira Borges, orientado pela Professora Cristiane Alves de Almeida Felipe. Discorre a respeito do conceito e concepções sobre o Autismo, fundamentos sociais, históricos e legais inerentes à inclusão, formação profissional educador para o desempenho das ações educativas com estudantes autistas, com ênfase à inclusão.

Foi aprovado, também, um trabalho da professora Daiane Andrade Fonseca de Oliveira, com o título “Atuação do intérprete educacional no ensino fundamental: desafios e perspectivas”, que aborda uma discussão importantíssima, ao evidenciar o direito à educação, inclusão à aprendizagem e a preparação do profissional intérprete no desempenho da função.

A participação dos acadêmicos com trabalhos selecionados no I Congresso Internacional de Educação: Diversidade e Formação de Saberes, da UNIMONTES, enriquece a prática da Coordenação de Ensino, Extensão e Pesquisa da Faculdade FUNORTE de Januária, valida os trabalhos da Coordenação do NTCC e principalmente incentiva a realização de mais atividades na área, graças ao apoio da Direção e dos professores.

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