Administração

Informações Gerais

 

Autorizado pela portaria 1.547 de 24 de setembro de 2010, publicado no D.O.U. em 27 de Setembro de 2010.

Funcionamento – Unidade INCISOH

Praça Tiradentes, 164 – Bairro: Centro Januária/MG – CEP: 39480-000 – Fone: (38) 3621 1403

Coordenadora do Curso – Vinícius Rodrigues Neves

E-mail – administracao.incisoh@soebras.edu.br

Modalidade – Bacharelado

Duração – Mínimo: 04 anos (08 semestres)

Carga Horária Total –  3600 horas

Regime de Matrícula – Semestral

“A administração na sociedade moderna tornou-se vital e indispensável. Em uma sociedade de organizações, na qual a complexidade e interdependência das organizações constituem o aspecto crucial, a Administração avulta como o fator chave para a melhoria da qualidade de vida e para a solução dos problemas mais complexos que afligem a humanidade de hoje.” (CHIAVENATO, 2003, p. 20)

“Hoje podemos dizer que vivemos numa sociedade eminentemente organizacional. Nas sociedades complexas, o homem, em todas as etapas de sua vida, desde o nascimento até a morte, depende das organizações, é controlado por organizações e nelas passa a maior parte de seu tempo.” (CURY, 2000, p. 103)

VINÍCIUS RODRIGUES NEVES (Coordenador de Curso)

E-mail: viniciusrneves@yahoo.com.br

RESUMO DE QUALIFICAÇÕES

Graduado em ADMINISTRAÇÃO com mais de 8 anos de atuação no mercado, Especialista em Docência do Ensino Superior e Planejamento Educacional,  Empreteco e formação em Estratégias Empresariais pelo Sebrae-MG. Atuou como coordenador financeiro, ex-administrador/proprietário – Canoas Alimentos Ltda, experiência em negociação, em definir, planejar, gerenciar e monitorar equipe, com ênfase nas áreas de gestão estratégias, administração financeira e controladoria. Atuou ainda como instrutor do SENAC-MG. Recentemente professor Universitário, e orientador de projetos Acadêmicos publicados em Revista de Extensão Contação do IFNMG. Boa capacidade de análise, raciocínio, liderança  e de tecnologia da informação.

Perfil Profissional

O perfil do profissional a ser formado será particularmente desenhado para se tornar útil, fundamental e importante para uma realidade turbulenta, seja ela o mercado local e regional, mas permitindo ainda a interligação com o mercado nacional e mundial globalizado.

Num cenário em que a informação se tornou insumo básico para a tomada de decisão nos mais diversos âmbitos da vida pessoal, profissional e coletiva, o perfil do profissional exigido pelas atividades econômicas requer elementos qualificados, ágeis, criativos e principalmente em sintonia com sua realidade e a par dos avanços da ciência e tecnologia, o que certamente implica também conhecer – além da organização – a geração, a transferência e o uso da informação. Deve ser também capaz de criar cenários futuros desejados e de estabelecer estratégias pelas quais procure viabilizá-los.

O Bacharel em Administração do INCISOH deverá reunir características profissionais e pessoais que, aliando liderança, competência, visão de negócios e espírito empreendedor, tenha condições de proporcionar tanto o desenvolvimento próprio e de terceiros, quanto capacitar-se para realizar pesquisas básicas aplicadas a áreas empresariais das organizações. Para tal, deverá possuir um conhecimento seguro das ciências administrativas, e ser capaz de realizar demandas interdisciplinares das ciências humanas e sociais, e de tecnologia da informação que o tornem apto a desempenhar o papel de gestão de recursos disponíveis na busca da competitividade e dentro dos princípios éticos da profissão.

O administrador é responsável pelo planejamento e funcionamento de uma empresa, seja ela pública ou privada, coordenando, controlando e direcionando estratégias para a obtenção de melhores resultados em termos de produtividade e lucratividade. Entre suas principais características estão a aptidão para números, espírito de liderança, criatividade e desembaraço.

De acordo com orientação emanada das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Administração, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (Parecer CES/CNE n.º 0146/2002), “o curso de Administração deve ensejar condições para que o bacharel em Administração esteja capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento no seu conjunto, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como a desenvolver o alto gerenciamento e a assimilação de novas informações, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas presentes ou emergentes nos vários segmentos do campo de atuação do administrador”.

COORDENAÇÃO:

VINÍCIUS RODRIGUES NEVES – BACHARELA EM ADMINISTRAÇÃO E ESPECIALISTA EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL.

CONTATO: (38) 3621-1403 – E-MAIL: administração.incisoh@soebras.edu.br

 

 

Matriz Curricular

Objetivo

MISSÃO/OBJETIVO:

Formar administradores capacitados a atuar nas organizações, de forma empreendedora, tendo valores éticos e de cidadania como princípios norteadores de suas atividades profissionais, na busca do equilíbrio permanente entre o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida, tanto nas organizações como na sociedade como um todo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Formar um administrador com adequado embasamento teórico-metodológico e com visão ampla da realidade interna e externa, estimulando o desenvolvimento das suas habilidades e competências;
  • Educar profissionais com uma visão global e atualizada, capazes de inovar, promover mudanças, trabalhar em equipe e aplicar fundamentos, métodos e técnicas da Administração;
  • Desenvolver pessoas éticas, responsáveis e comprometidas com a melhoria do desempenho das organizações e da qualidade de vida das pessoas;
  • Promover a formação integral da pessoa humana e sua capacidade para o exercício de liderança, incentivando o aprendizado contínuo e a atuação solidária para o desenvolvimento da sociedade.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *