Os alunos do curso de Direito da Funorte de Januária realizaram no dia 06 de junho, visita técnica na APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) de Januária com o objetivo de conhecerem um modelo de cumprimento de pena mais humanizado. Nessa oportunidade, participaram do lançamento do Projeto de Remição de Pena pela Leitura. Os estudantes conheceram a estrutura da unidade e ouviram dos próprios recuperandos como funcionam as regras internas de autodisciplina que tornam a APAC um modelo de cumprimento de pena de referência para outros países. A palestra foi proferida pelo Dr. Juliano Carneiro Veiga, Juiz da Execução Penal da Comarca e Professor da Funorte. Através destas atividades, os acadêmicos conseguiram experimentar a prática das discussões travadas em sala de aula na disciplina de Sociologia Jurídica quanto às alternativas à crise no sistema carcerário nacional. Todo o projeto foi acompanhado pelos professores Franklin Reginato Pereira Mendes e Wagner Leal, Promotor e Defensor Público, responsáveis pela execução de pena.

Para Franklin, a visita buscou tratar os principais benefícios do projeto, dentre eles, redução de dias de cumprimento de pena, verificados após a leitura e resenhas dos livros disponibilizados. “Além disso, a experiência contribuiu para o alto conhecimento e responsabilidade do recuperando com um setor qualificado ao convívio social”, diz o docente.

Segundo o professor, a integração junto ao projeto é de extrema importância. “Primeiramente, os alunos ganham com o conhecimento da experiência vivida, além disso, conseguem perceber e identificar como as possibilidades ofertadas para humanizar o sistema penal e ressignificar a prática cotidiana do direito podem ser efetuadas”, pontua Franklin.

De acordo com Juciane Francisca dos Santos, acadêmica do 1° período Direito, A palestra foi excelente. “Foi uma experiência diferente, que me proporcionou várias reflexões acerca da vida, das pessoas, do curso que estou cursando e principalmente da profissional que serei daqui alguns anos. Durante todas as falas fiquei pensando o quanto a carreira do profissional do direito é bonita e o quanto é fundamental para a sociedade. A palestra mostrou que estou no caminho certo e que fiz a escolha certa”, conclui.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *