O Ensino de Fundamentos e Metodologia de Educação Física, não se resume aos estudos teóricos, nem tampouco a elaboração de projetos e planos de aula. Na Faculdade FUNORTE de Januária, a proposta do ensino para os acadêmicos de Pedagogia, ministrado pela Professora Luianna Santana, é permutado com atividades teóricas, literárias, diálogo, metodologias ativas e ainda com atividades físicas, que enriquece a formação com a participação efetiva do estudante.

Nesse contexto, em atividade de extensão, os acadêmicos do Curso de Pedagogia, da turma do  6º Período, participaram de um Workshop, sob o tema: “ Vivências da cultura corporal de movimento”, cujo objetivo fora apresentar os conteúdos da cultura corporal de movimento, demonstrando novas possibilidades de aplicação da pedagogia histórico-crítica na Educação Física Escolar. A fim de proporcionar no dia-a-dia docente uma nova dimensão nas relações entre os sujeitos envolvidos no processo educacional e os conteúdos inerentes à Educação Básica.

O procedimento, rico em dinâmicas, vem ao encontro das diretrizes da BNCC instituída em 2017 para a formação na Educação Básica, bem como quanto a preparação de pedagogos mais conscientes sobre novos veículos de socialização, cultura e aprendizagem a partir das atividades da área de Educação Física.

Os acadêmico realizaram com a professora, as atividades no espaço do Colégio Betel, Januária, e ao final participaram de uma lanche de frutas, próprio para a hidratação e reposição de carboidratos. Consideraram a atividade muito importante para o desenvolvimento das habilidades inerentes à formação, como conta a acadêmica Adriana Diamantino:

“E proporcionou a turma um novo olhar sobre a Educação Infantil. Foram discutidas questões onde nos levou a comparar a relação família/escola, disposição de recursos e motivação profissional dos dois lados da educação, pública e privada”.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *